Qual a diferença entre pontes rolantes e pórticos?

26 de abril de 2016 Diferença entre ponte rolante e pórticos

Muito se ouve falar em pórticos e pontes rolantes, e sim, eles tem muito em comum. O mecanismo principal de ambos, que atua como dispositivo de içamento é uma talha, ou, um carro guincho aberto.

Mas afinal qual a diferença?

De uma forma geral, as Pontes Rolantes trasladam de forma aérea, ou seja, os trilhos são montados em altura bem acima de nossas cabeças, e por isso o nome OVERHEAD CRANES, além do alinhamento, nivelamento e cambagem dos trilhos. Desta forma, independente da quantidade de máquinas ou pessoas no chão de fábrica, a ponte rolante nunca fará contato direto com outro equipamento que não seja outra ponte no mesmo trilho.

Já para os Pórticos e Semi-Pórticos, a situação é oposta, já que conceitualmente, pelo menos um dos lados (semi pórtico da foto) do equipamento terá as rodas trasladando na altura onde pessoas ou máquinas móveis podem ser consideradas obstáculos. Se os dois lados tiverem os rodízios tocando no piso, trata-se se um Pórtico Full Gantry.

Podemos notar que eles basicamente possuem a mesma função e características bem parecidas. A decisão de escolha por qual utilizar vai de encontro com a necessidade e condições técnicas do ambiente no qual será instalado.

Fonte: Tudo sobre Pontes Rolantes

Deixe um comentário

Digite os caractéres abaixo

Por favor, digite os caracteres desta imagem na caixa de entrada

Rua José Pascowitch, 153 - Raposo Tavares - CEP 06149-070 - Osasco - SP - Telefone: (11) 3508-0900

Consultoria SEO