Purim – Comemoração Judaica

Purim - Conheça a comemoração judaica que acontece nesse final de semana

A Festa de Purim é celebrada todo ano em 14 de Adar(data do calendário judaico – 16 de fevereiro). Comemora a salvação do povo judeu na antiga Pérsia da trama de Haman para destruir, matar e aniquilar todos os judeus, jovens e velhos, crianças e mulheres, num único dia.

Entenda a história dessa data especial

 

Segundo é contado, o império persa do século IV era formado por mais de 100 países, e todos os judeus eram súditos deste império. Quando o Rei Achashverosh mandou executar sua esposa por não aceitar seguir suas ordens, ele promoveu um desfile de beleza para encontrar uma nova esposa. Uma moça judia chamada Esther foi a escolhida e tornou-se a rainha.

Nesse interim, Haman, um antissemita, foi nomeado primeiro ministro do império. Mordechai, líder dos judeus – que era primo de Esther -, desafiou as ordens e se recusou a inclinar-se perante Haman. O primeiro ministro sentiu-se ofendido e convenceu o rei a emitir um decreto ordenando o extermínio de todos os judeus em 13 de Adar. A data foi escolhida em um sorteio feito por Haman.
Mordechai reuniu todos os judeus, convencendo-os a se arrepender, jejuar e rezar a D’us. Enquanto isso, a rainha Esther pediu a Achashverosh e a Haman que fossem com ela a um banquete. Esther revelou-se judia e Haman foi enforcado. Mordechai foi nomeado primeiro ministro e foi emitido um novo decreto concedendo aos judeus o direito de se defenderem contra seus inimigos.

Em 13 de Adar os judeus se mobilizaram e mataram muitos dos seus inimigos. Em 14 de Adar eles descansaram e celebraram.
Fonte: Chabad.org