Ponte Alconétar, na Espanha

14 de março de 2016 Ponte arcos de aço

Ponte Arcos de Alconétar, mais conhecida simplesmente por “Ponte Alconétar” localizada na Espanha, a apenas alguns quilômetros da fronteira com Portugal, transpondo o Rio Tejo em Cáceres, projetada pela EIPSA e executada pela espanhola OHL, com 400 metros de comprimento, que faz parte do corretor viário A-66.

Construída junto ao reservatório de Alcântara, a ponte é formada por duas estruturas gêmeas independentes, feita em aço e concreto, que possuem um peso conjunto superior a 4.350 toneladas.
Apesar de ser finalizada no ano de 2006, há quase 10 anos, ainda é considerada um marco na engenharia das pontes espanholas, pelo caráter inovador da sua concessão logística envolvida e os métodos construtivos utilizados.
A construção recorreu ao uso intensivo da pré-fabricação metálica, sendo executados em fábrica, transportados e colocados na sua posição final. Os gigantescos elementos metálicos com uma estrutura em arco, chegam aproximadamente a 220 metros e um tabuleiro que se eleva 42.5 metros de altura.
Fonte: Processo Construtivo. 
 

Deixe um comentário

Digite os caractéres abaixo

Por favor, digite os caracteres desta imagem na caixa de entrada

Rua José Pascowitch, 153 - Raposo Tavares - CEP 06149-070 - Osasco - SP - Telefone: (11) 3508-0900

Consultoria SEO