Everest: mais de 8 mil metros de altura e algumas curiosidades

6 de junho de 2016 Everest e suas curiosidades

Tida como a montanha mais alta da Terra, o Monte Everest, localizado na Cordilheira do Himalaia, entre o Tibete e o Nepal, tem 8.844 metros de altitude.

No ano de 1852, foi identificado como a montanha mais alta do mundo pelo Radhanath Sikdar, um matemático e topógrafo indiano de Bengala.

De acordo com pesquisas até o final de 2006, 8.030 pessoas tentaram alcançar o topo da montanha, sendo que destas, 212 não retornaram e 56% delas morreram depois de atingir o cume.

O Everest é assim, guarda triunfos e tragédias, além de outros fatos interessantes.

Aranhas da montanha: Os alpinistas têm observado a aparição delas em altitudes de até 6,7 mil metros da montanha. As pequenas aranhas se alimentam de qualquer inseto levado pelos ventos fortes para as rochas.

Dois homens escalaram a montanha 21 vezes: Os xerpas, muitos deles já escalaram a montanha, mas foram apenas dois deles que conseguiram a façanha de fazer isso 21 vezes. Apa Sherpa e Phurba Tashi detêm o recorde conjunto para a maioria das subidas do Everest.

Briga no topo: Em 2013, os escaladores, Ueli Steck, Simone Moro e Jonathan Griffith, enfrentaram uma briga violenta com os xerpas, depois de supostamente terem ignorado ordens de parar a escalada.

História de 450 milhões de anos: Embora as montanhas do Himalaia tenham sido formadas há 60 milhões de anos, a história do Everest, na verdade, remonta de muito mais tempo, o calcário e o arenito da rocha no cume da montanha foram um dia parte de camadas sedimentares abaixo do nível do mar há 450 milhões de anos atrás.

Disputa nas alturas: Os chineses dizem que o pico está a 8.844 metros, enquanto o povo do Nepal diz 8.848 metros.

Esta crescendo: Em 1994, uma equipe de pesquisa descobriu que o Everest continua a crescer cerca de 4 milímetros a cada ano. Em 1999, alguns pesquisadores norte-americanos colocaram um dispositivo de posicionamento global por satélite abaixo do cume para medir o crescimento. Seus resultados mais precisos levaram à altura oficial do Everest a ser alterada para 8.850 metros, no entanto, não são todas as fontes oficiais que divulgam esse número.

Montanha mais suja do mundo:  O Everest sofre com o lixo deixado pelos visitantes e alpinistas. A montanha não está repleta apenas de cadáveres de alpinistas, mas também tem cerca de 50 toneladas de resíduos, com mais deixados para trás a cada temporada. O governo do Nepal quer impor uma nova regra a partir desse ano, em que os escaladores devem recolher ao menos oito quilos de resíduos em sua descida, senão perdem o depósito de quatro mil dólares de ajuda de custo.

Mais alto do mundo: Embora o Monte Everest seja o ponto mais alto da Terra a partir do nível do mar, o Mauna Kea, um vulcão havaiano inativo, detém o recorde como a montanha mais alta do mundo. De acordo com o List Verse, o pico do Everest tem a maior altitude, mas isso não significa que ele seja o mais alto. O Mauna Kea atinge uma altura de 4.205 metros acima do nível do mar, mas o vulcão se estende a incríveis 6.000 metros abaixo da superfície da água. Medido a partir de sua base no fundo do oceano, a sua altura total é de 10.200 metros.

 

Fonte: Mega Curioso

Deixe um comentário

Digite os caractéres abaixo

Por favor, digite os caracteres desta imagem na caixa de entrada

Rua José Pascowitch, 153 - Raposo Tavares - CEP 06149-070 - Osasco - SP - Telefone: (11) 3508-0900

Consultoria SEO