Campanário de Aparecida: cerca de 285 toneladas

19 de maio de 2016 CLIMBER_BLOG_170516_CAMPANARIO_APARECIDA

Começou a ser instalada na última semana a estrutura do novo campanário do Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida do Norte, interior de São Paulo.

Um dos últimos do arquiteto Oscar Niemeyer, o projeto é formado por duas torres e 13 sinos, pesando, ao todo, cerca de 285 toneladas. A peça superiar de 97 toneladas foi construída no Brasil, mas teve seus cálculos de obra feitos em parceria com uma empresa norte-americana.

A torre mais alta do projeto possui 37,5 metros de altura, apoiada numa base, também de concreto, de 9 metros por 20 metros. Os 13 sinos que compõem o campanário seguem a tradição católica de que o objeto deve ser dedicado a um santo. Desta forma, 12 são em homenagem aos apóstolos e um é dedicado à Virgem de Aparecida e a São José.

O funcionamento dos sinos acontecerá de duas formas: através de toques comuns ou de reproduções musicais personalizadas por meio de um teclado próprio para a função. O primeiro sino ficará a 8 metros da base e pesará 2.500 kg, enquanto o último, a 30 metros do chão, pesará 162 kg. Todos os 13 foram confeccionados na Holanda, e estão em exposição até a conclusão da construção.

“Depois da etapa de sustentação do campanário, nós temos outras, como a da ferragem, que vai envolver a estrutura modular metálica; a fôrma; e a concretagem”, explicou ecônomo do Santuário Nacional, Pe. Daniel Antonio da Silva.

A obra será finalizada em outubro, tempo do ano jubilar de comemorações pelos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba do Sul.

 

Fonte: Revista Arquitetura & Urbanismo

 

 

2 Comentários

  1. geraldo ferreiradecastro disse:

    seiquevaiserinauguradoem dezembro gostariadesaber o dia quero esta presente neste dia faço parte dos devotos de nossa senhora aparecida

Deixe um comentário

Digite os caractéres abaixo

Por favor, digite os caracteres desta imagem na caixa de entrada

Rua José Pascowitch, 153 - Raposo Tavares - CEP 06149-070 - Osasco - SP - Telefone: (11) 3508-0900

Consultoria SEO