25 de maio: Dia da Indústria

26 de maio de 2014 Dia da industria

Comemorado no dia 25 de maio, o Dia da Indústria foi criado em homenagem a Roberto Simonsen, patrono da indústria nacional, que faleceu em 25 de maio de 1948, em plena atividade em defesa da indústria.

Entre as décadas de 30 e 40, Simonsen desempenhou um papel essencial na história do âmbito industrial. Enquanto os países ricos estavam envolvidos nos conflitos entre os Aliados e os Países do Eixo, o Brasil começava a fabricar produtos que antes eram importados da Europa e da América.

Engenheiro, industrial, administrador, professor, historiador e político, além de membro da Academia Brasileira de Letras, Simonsen sempre trabalhou a favor da indústria. Seu legado também inclui a criação do Centro das Indústrias de São Paulo (Ciesp), o Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Escola Livre de Sociologia e Política.

Indústria no Brasil e no mundo

O trabalho industrial é uma atividade econômica que teve início na Primeira Revolução Industrial, no fim do século XVIII e começo do século XIX, na Inglaterra. E no Brasil, a industrialização ocorreu do meio da década de 1950 até o fim da década de 1970, com o objetivo de substituir as importações.

Os Estados Unidos, Japão e Europa (principalmente a Alemanha) são os países com maior concentração de indústrias. Enquanto por aqui, o foco está na região Sudeste, local que abriga aproximadamente 70% do setor industrial do país.

Deixe um comentário

Digite os caractéres abaixo

Por favor, digite os caracteres desta imagem na caixa de entrada

Rua José Pascowitch, 153 - Raposo Tavares - CEP 06149-070 - Osasco - SP - Telefone: (11) 3508-0900

Consultoria SEO